Canal do Anfitrião
Criar Instagram para seu imóvel no Airbnb vale a pena?
Muita gente me pergunta se vale a pena criar um Instagram específico para o imóvel que aluga. E a resposta é: depende muito.
O imóvel é comum? Isso muda tudo
Se o seu imóvel é "mais um" entre tantos — um apartamento em São Paulo, uma kitnet bem montada, uma casa simples em um bairro residencial — provavelmente não vale a pena criar um Instagram para ele. Isso porque, nesses casos, o esforço de criar conteúdo, engajar, postar com frequência e até investir em anúncios pode não trazer retorno suficiente.
Não é só postar: é ter estratégia
Inocentemente podemos achar que criar um Instagram é só fazer umas fotos bonitas e esperar as reservas chegarem. A realidade é bem diferente. Para o Instagram funcionar, você precisa entender de:
1. Produção de conteúdo para redes sociais
2. Engajamento com audiência e criação de desejo
3. Criação de publicações, arte e textos
4. Estratégias de tráfego pago (caso invista em anúncios no Facebook, Google, Instagram etc)
E mesmo assim, se o seu imóvel não tem diferencial, o público dificilmente vai preferir reservar por fora do Airbnb.
Quando vale a pena criar redes sociais?
Agora, se você tem uma acomodação realmente única — como uma cabana temática, um apartamento inspirado em filmes, ou um projeto arquitetônico diferente — aí sim faz sentido pensar em criar uma marca própria e divulgar no Instagram. Imóveis como a "Toca Hobbit", por exemplo, viralizam e conseguem milhares de seguidores e reservas por causa da originalidade.
O risco de "turbinar" o Airbnb com tráfego externo
Uma dica importante: enviar muito tráfego externo para o link do seu anúncio no Airbnb pode prejudicar o seu desempenho. Se muitas pessoas clicam, mas poucas reservam, o algoritmo entende que seu imóvel tem baixa conversão e pode diminuir sua visibilidade.
Portanto, só crie um Instagram para o seu imóvel se ele tiver um grande diferencial, se você estiver disposto a investir tempo, conhecimento
e quiser transformar isso num negócio de verdade
Caso contrário, foque nas plataformas como Airbnb e Booking, que já fazem todo o trabalho de marketing e vendas — e só cobram comissão quando vendem.
👉 Quer entender melhor? Assista o vídeo completo aqui: